CARTILHA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS EM BENS PROTEGIDOS

• CARTILHA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS EM BENS PROTEGIDOS

O patrimônio cultural carioca, que define a nossa identidade e nos diferencia como Cidade única, é um bem comum, pertencente a todos os citadinos. A conservação do patrimônio cultural, portanto conclama à responsabilidade integrada dos poderes locais e da participação da sociedade com o mesmo objetivo: fazer perdurar no presente os testemunhos vivos de suas tradições às gerações futuras.

A Cartilha de Prevenção de Incêndios – Bens Protegidos visa alertar proprietários e usuários de bens protegidos para a questão do fogo, uma das maiores ameaças de destruição desse patrimônio. A publicação apresenta orientações técnicas e medidas de segurança simples, mas de extrema eficácia na prevenção de sinistros causados pelo fogo.

O objetivo do IRPH, como órgão de tutela do patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, é tratar o assunto de maneira preventiva e sensibilizar os responsáveis pelos imóveis protegidos a cuidarem da integridade destes bens e, assim, colaborar com a conservação destas verdadeiras joias arquitetônicas, que formam os conjuntos urbanos históricos da nossa Cidade.

Laura Di Blasi
Presidente do IRPH

👉 Cartilha de Prevenção de Incêndios

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade foi criado pelo Decreto nº 35879, de 05 de Julho de 2012, e ratificado pela Lei nº 5.547, de 27 de dezembro de 2012, quando a Cidade do Rio de Janeiro foi declarada Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -UNESCO. O IRPH foi fundado a partir do antigo Departamento Geral de Patrimônio Cultural, por conta do crescimento do papel estratégico da municipalidade na proteção, conservação, valorização e difusão do patrimônio cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Em sua gênese, o IRPH é o órgão que protege o patrimônio cultural em suas diferentes tradições e realizações intelectuais produzidas pela humanidade.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Gago Coutinho, 52, 3 e 4 andares, Laranjeiras

ATENDIMENTO:
    gabinete.irph.smpu.rio@gmail.com
    (21) 2088-1472

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:

PORTAL: