REGRAS PARA INTERVENÇÕES EM IMÓVEIS PROTEGIDOS PELO MUNICÍPIO

• REGRAS PARA INTERVENÇÕES EM IMÓVEIS PROTEGIDOS PELO MUNICÍPIO
Publicado em 23/11/2022 - 14:17  |  Atualizado em 23/11/2022 - 14:20

RESOLUÇÃO Nº 03/2021

Resolução nº 03/2021 sobre os procedimentos para análise dos processos que visem ao licenciamento de obras particulares em bens e áreas tuteladas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) publicou, no dia 1º de julho de 2021, no Diário Oficial do município, a Resolução nº 03/2021 com o passo a passo dos procedimentos necessários para emissão de parecer do órgão, com vistas ao licenciamento de obras ou intervenções particulares em bens e áreas tuteladas. A resolução também cria o Certificado de Proteção, um documento que comprova se o bem é ou está em área de proteção do patrimônio cultural.

Para iniciar o processo, o requerente precisa verificar, junto ao IRPH, se o bem e/ou áreas das intervenções solicitadas estão sob tutela do órgão. Agora, com o regulamento simplificado, o solicitante pode conferir a necessidade de aprovação através do envio de um formulário de solicitação próprio para o e-mail irph.certificadodeprotecao@gmail.com . Estando o bem sob proteção, o IRPH publicará o Certificado de Proteção no Diário Oficial do município. Assim, o requerente poderá abrir o processo administrativo no Protocolo Geral da Prefeitura e iniciar seu pedido de licenciamento.

A resolução explicita todos os prazos para o cumprimento das exigências solicitadas durante o processo de licenciamento. Após os pareceres do IRPH e, se necessário, do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (CMPC), o requerente poderá prosseguir com o processo no Sistema de Licenciamento Integrado de Edificações (LICIN), recentemente criado pela Prefeitura.

A resolução completa, com o passo a passo, e todos os formulários necessários estão disponíveis para download abaixo, bastando clicar nos itens.

Resolução IRPH nº3 de 29 de junho de 2021

ANEXO I Certificado de Proteção

ANEXO II Abertura Processo

ANEXO III Autodeclaração

ANEXO IV Roteiro de Apresentação de Projeto BTM

ANEXO V Roteiro de Apresentação de Projeto PRESERVADOS

ANEXO VI Logradouros Sítio

ANEXO VII Placa de Obra

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade foi criado pelo Decreto nº 35879, de 05 de Julho de 2012, e ratificado pela Lei nº 5.547, de 27 de dezembro de 2012, quando a Cidade do Rio de Janeiro foi declarada Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -UNESCO. O IRPH foi fundado a partir do antigo Departamento Geral de Patrimônio Cultural, por conta do crescimento do papel estratégico da municipalidade na proteção, conservação, valorização e difusão do patrimônio cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Em sua gênese, o IRPH é o órgão que protege o patrimônio cultural em suas diferentes tradições e realizações intelectuais produzidas pela humanidade.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Gago Coutinho, 52, 3 e 4 andares, Laranjeiras

ATENDIMENTO:
    gabinete.irph.smpu.rio@gmail.com
    (21) 2088-1472

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio