CONCURSO DE FOTOGRAFIAS OLHOS DE VER

• CONCURSO DE FOTOGRAFIAS OLHOS DE VER

EDIÇÃO RIO PATRIMÔNIO MUNDIAL

CONCURSO DE SELEÇÃO Nº 001/23

Corcovado e o Pão de Açúcar – Cidade do Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O Rio de Janeiro possui um diferenciado acervo de bens culturais que compõem o patrimônio cultural da cidade. São bens de natureza material e imaterial de reconhecido valor dentre os quais podemos destacar edificações, sítios arqueológicos, áreas urbanas ou naturais, expressões do fazer humano tradicional e da arte popular, além de possuir três bens declarados patrimônio Mundial pela UNESCO.

A UNESCO declarou, em 2012, o “Sítio Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar” como Patrimônio Mundial. Esse sítio engloba os principais elementos da paisagem cultural da cidade do Rio de Janeiro, reconhecendo seus valores universais excepcionais. Estes elementos são as montanhas e suas florestas, a paisagem da cidade com seus jardins e os espelhos d’água, considerando a maneira como foram agenciados pelo homem e as manifestações sociais e culturais que estes espaços proporcionam.

Da mesma forma, após outro processo de candidatura, a UNESCO declarou, em 2017, Patrimônio Mundial o “Sítio Arqueológico Cais do Valongo”, o vestígio material mais importante da chegada de africanos escravizados ao continente americano. Este sítio é um exemplo de sítio histórico sensível, pois materializa memórias que remetem à dor e à sobrevivência dos antepassados dos afrodescendentes.

Em 2021 outro bem cultural carioca foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO: o “Sítio Burle Marx”, situado a oeste do Rio de Janeiro, o local incorpora um projeto de sucesso desenvolvido ao longo de mais de 40 anos pelo arquiteto paisagista e artista Roberto Burle Marx (1909-1994) para criar uma “obra de arte viva” e um “laboratório paisagístico” usando plantas nativas e com base em ideias modernistas. Iniciado em 1949, o jardim apresenta as principais características que definiram os jardins paisagísticos de Burle Marx e influenciaram o desenvolvimento de jardins modernos internacionalmente.

Assim, o CONCURSO DE FOTOGRAFIAS OLHOS DE VER – EDIÇÃO RIO PATRIMÔNIO MUNDIAL tem por finalidade, tanto sensibilizar a população a conhecer e valorizar os aspectos do patrimônio cultural consagrado e reconhecido mundialmente pela UNESCO, com vistas ao fortalecimento de uma identidade da Cidade do Rio de Janeiro.

Consultas e dúvidas podem ser feitas pelo e-mail:  olhosdeverriopatrimoniomundial@gmail.com

Clique aqui e confira o resultado do concurso!

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade foi criado pelo Decreto nº 35879, de 05 de Julho de 2012, e ratificado pela Lei nº 5.547, de 27 de dezembro de 2012, quando a Cidade do Rio de Janeiro foi declarada Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -UNESCO. O IRPH foi fundado a partir do antigo Departamento Geral de Patrimônio Cultural, por conta do crescimento do papel estratégico da municipalidade na proteção, conservação, valorização e difusão do patrimônio cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Em sua gênese, o IRPH é o órgão que protege o patrimônio cultural em suas diferentes tradições e realizações intelectuais produzidas pela humanidade.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Gago Coutinho, 52, 3 e 4 andares, Laranjeiras

ATENDIMENTO:
    gabinete.irph.smpu.rio@gmail.com
    (21) 2088-1472

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio